quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ginástica Alemã

Na escola de ginástica alemã' destaca-se a figura de Guts Muths (1759-1839). Muths desenvolveu um método sistemático de educação física, reunido na sua obra A Ginástica da Juventude. Dividiu o seu sistema de exercícios em fundamentos de força (saltos, corridas, luta), de agilidade (natação, lançamentos, escalada, balanços, equilíbrio) e para a harmonia (dança, marcha, ginástica). Os seus objectivos didácticos eram conseguir uma educação integral. O jogo devia ser planificado, com objectivos lógicos. Nas suas teorias primavam o individualismo, a falta de livre iniciativa do aluno, a competitividade, a obsessão pelas marcas e pelos resultados. Muths influenciou o desporto moderno e a exaltação de sentimentos patrióticos através do exercício físico.

Seguindo os passos de Johann G. Fichte. pai do idealismo alemão, Fried- rich Jahn (1778-1852) manteve umas fortes

convicções nacionalistas que o levaram a desenvolver, entre 1811 e 1819, o seu sistema de ginástica. Entendia que a ginástica, os exercícios, os jogos e as competições deviam servir para devolver a força e o vigor da alma, e isso era o que, segundo o seu ponto de vista, o povo germânico necessitava. O seu sistema, o Turnkunst, reunido na sua Cultura Ginástica Alemã (1816), incluía jogos violentos, corridas, saltos, luta, barra fixa, paralelas, o primeiro salto de cavalo, etc. Professor de educação física em Berlim, Jahn foi um revolucionário que originou forte polémica na sua época, e cujas ideias o levaram mesmo à prisão. A evolução do seu sistema conduziu-o à ginástica desportiva.

11 comentários:

  1. Se vc quiser fazer eum resumo, nao venha aqui pois ñ da pra resumir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso ja é meio que um resumo, de cara ja da pra ver

      Excluir
    2. da sim basta saber,coisa q vc n abe fazer 👍

      Excluir
  2. Muito legal super resumido me ajudou tirei 5 na prova nota Máxima muito obrigado agradeço de coração.

    ResponderExcluir
  3. qual sua relação com a atualidade?

    ResponderExcluir
  4. dá pra pegar os pontos mais importantes, isso é bom

    ResponderExcluir
  5. Meu professor (burro que só ele) fez eu compra uma apostila errada.(Ele não explicou qual eu deveria pedir e ainda disse que a culpa era minha por falta de atenção aaaarrr) e a prova já é amanhã isso vai me ajudar muito valeu *espero*

    ResponderExcluir
  6. Magnífico , parabéns .
    Me ajudou bastante !! ❤️

    ResponderExcluir